Antes de realizar qualquer compra é necessário conhecer qual é o seu estado e quais são as garantias envolvidas tanto para o comprador, quanto para o vendedor. Por isso é importante fazer uma análise de riscos para garantir segurança e transparência à transação imobiliária.
A necessária a análise de riscos, que tem por objetivo identificar possíveis riscos da transação imobiliária e minimizá-los, através da verificação aprofundada da documentação do imóvel, dos proprietários atuais e anteriores bem como os possíveis compradores, fazendo, assim, uma avaliação minuciosa sobre tudo o que envolve o negócio imobiliário.
Questões como: a existência de dívidas sobre o imóvel; se o imóvel é regularizado e está apto a ser vendido; se há ações judiciais que possam prejudicar a transação, são objetos da análise de risco.
Trata-se de um mecanismo de prevenção a problemas e pendências legais, por isso deve ser realizada antes de adquirir e vender um imóvel. Assim, você fica muito mais protegido antes de assumir qualquer compromisso e pagar qualquer valor do negócio.
Portanto é importante conhecer detalhes da legislação para aprofundar na investigação e saber de fato identificar os possíveis riscos. Por isso é recomendado que analise de riscos seja feita por advogados especialistas e com experiência em direito imobiliário.